Açaí-Juçara: o que é, e qual sua diferença para o açaí?

A Juçara é uma fruta brasileira, natural da Mata Atlântica e é distribuída amplamente em todo o Brasil. Muitos têm […]

A Juçara é uma fruta brasileira, natural da Mata Atlântica e é distribuída amplamente em todo o Brasil. Muitos têm a dúvida de qual a diferença entre o açaí e o açaí-juçara, e nesse texto você vai conseguir entender a diferença entre eles.

Qual a diferença entre Açaí e Juçara?

A confusão frequente entre ambos os frutos vem devido às suas características físicas. Mas, basicamente, as frutas são duas espécies diferentes da família arecaceaes. O açaí, de nome científico euterpe oleracea, é mais encontrado em regiões norte do país, com clima amazônico. O açaí também possui uma maior quantidade de polpa.

Já a Juçara, de nome científico euterpe edulis, é encontrada em toda a Mata Atlântica. A juçara é mais utilizada para a produção de palmito, visto que possui um maior valor agregado.

A Juçara

A Juçara cresce em árvore de copa irregular, que chega a atingir até 20 m de altura. Entre o término do tronco e a parte onde nascem as folhas, há uma seção verde, mais grossa. Dentro desta seção encontra-se a parte comestível da palmeira, o palmito juçara. Já o fruto, é muito utilizado para a produção de polpa, sucos, geleias, adição em sobremesas e outros.

Atualmente a espécie de açaí-juçara está ameaçada de extinção e o seu corte para a extração do palmito é proibido por lei. Portanto, não é uma fruta amplamente conhecida, como o açaí. Com a sua ameaça de extinção, desequilíbrios ecológicos foram desencadeados, como a dificuldade de sobrevivência da jacutinga, ave que se alimenta do fruto da planta.

Como a juçara apresenta o risco de extinção, uma das alternativas de grande potencial econômico e ambiental é o uso do fruto, assim agrega valor aos remanescentes florestais da região, contribuindo para a preservação da espécie.

A Juçara nos produtos Mombora

Trazemos esse fruto originalmente brasileiro em um dos sabores da Mombora, o Açaí-Juçara com maracujá. Esse sabor tem a proposta de trazer o maior conhecimento desse fruto, e a presença do maracujá traz uma acidez, o tornando a combinação perfeita para o consumo durante o seu treino ou até mesmo em um lanche da tarde!

Se você ainda não provou esse sabor, ou não conhece essa fruta, entre no nosso site para garantir o seu sachê! Temos certeza que você vai adorar!

Blog