Bioma Mata Atlântica

A Mata Atlântica está presente em 15 estados da federação, principalmente nos litorâneos onde vive mais da metade da população […]

A Mata Atlântica está presente em 15 estados da federação, principalmente nos litorâneos onde vive mais da metade da população brasileira.  É um dos Biomas mais ameaçados de extinção do planeta, estima-se que exista apenas 7,9% de sua cobertura original. Apesar disso, ela mantém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo que a classifica como um “hotspot”, ou seja, um lugar onde existe uma grande riqueza de biodiversidade biológica e ao mesmo tempo sofre uma grande ameaça.

FAUNA E FLORA

Ainda assim, é possível encontrar nesse Bioma várias espécies distintas da fauna brasileira, como a onça-pintada, suçuarana, lontra, macaco-muriqui, mico-leão-dourado, anta, bicho-preguiça, quati, veado, araponga, jacu, saracuá…

Sua exuberante flora é representada pelo ipê, quaresmeira, cedro, jacarandá, pau-brasil, diversas espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como a palmeira-juçara, jabuticabeira, jequitibá-rosa. Há também uma grande quantidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Entre as frutas típicas deste Bioma estão a goiaba, o Cambuci, o caju, o araçá e a pitanga.

CLIMA

O clima predominante é o tropical-úmido, as massas de ar úmidas do Oceano-Atlântico fazem dela uma floresta-pluvial. Desta forma, a região do Bioma é caracterizada pela elevada umidade relativa do ar.

VEGETAÇÃO/RECURSOS HÍDRICOS

A Mata Atlântica é formada por um abrangente conjunto de florestas, além de ecossistemas, como as restingas, manguezais e campos de altitude. As grandes árvores que compõem as florestas ajudam a gerar sombra e umidade, protegendo rios, lagos e nascentes. Esses recursos  hídricos abastecem cerca de 70% da população brasileira e atividades econômicas, como a pecuária, a agricultura, a indústria e todo o processo de urbanização do país.

TEXTO ESCRITO PELO BIÓLOGO: Sidilon Mendes

Blog