Dieta à Base de Plantas para performance by Mari Scarpelli

Sou nutricionista há 17 anos, atleta de performance em corridas de trilhas e skyrunning há 6 anos e sigo uma […]

Sou nutricionista há 17 anos, atleta de performance em corridas de trilhas e skyrunning há 6 anos e sigo uma dieta à base de plantas há 12 anos.

Adotei essa alimentação antes de começar a correr para performar e percebo que esta escolha foi fundamental para me ajudar a conquistar os bons resultados nas competições.

Por ser uma alimentação mais anti-inflamatória, quando adotamos a dieta vegetal, de forma balanceada, ou seja, livre de produtos ultraprocessados, rica em cereais integrais, frutas, verduras e legumes, a recuperação muscular, após um treino forte ou competição acaba sendo mais rápida.

Consigo reduzir também os riscos de lesões, uma vez que minha musculatura está mais forte e meu corpo menos inflamado.

Os alimentos vegetais proporcionam melhor digestibilidade e dificilmente vão pesar na hora do treino/prova, assim eu canalizo a energia para onde ela realmente deve ser usada, no desempenho da corrida.

Também não pesam na hora de dormir e a noites de sono são bem reparadoras, me ajudando muita na melhor recuperação após um dia de treino mais puxado.

A manutenção do peso adequado também fica mais fácil, porque alimentos vegetais têm alto teor de fibras, água e são livres de gorduras saturadas.

Não me lembro da última vez que fiquei gripada ou tive qualquer episódio de alergia respiratória, mesmo após provas, quando a imunidade costuma cair, o que vejo acontecer com muitas pessoas, mas eu não tenho passado por isso há um bom tempo.

Se eu puder falar sobre uma fórmula para todos esses benefícios a receita é bem simples: dieta à base de plantas com uma boa quantidade de carboidratos complexos, provenientes dos cereais integrais, raízes, tubérculos e frutas (que são a base dos géis que eu uso como fonte de energia nos treinos e provas), mais gorduras boas de castanhas, sementes e óleos vegetais e proteínas, que eu consigo, principalmente, consumindo todos os dias um prato caprichado de arroz, feijão ou outras leguminosas como lentilhas, ervilhas, grão de bico e soja.

Mariana Scarpelli

Atleta da seleção brasileira de SkyRunnning, Mombora e nutricionista.

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